Os judeus acreditam em Satanás?

Os judeus acreditam em Satanás?

magal53
0

Os judeus acreditam em Satanás?

Nos textos judaicos, o diabo às vezes é um adversário e às vezes uma personificação do mal.
Satanás ocupa um lugar de destaque no Cristianismo, que geralmente o considera um anjo rebelde e a fonte do mal que encontrará sua morte final na batalha no Fim dos Dias. As fontes judaicas em geral não se concentram tanto no satânico, mas mesmo assim o conceito é explorado em vários textos.
Satanás aparece na Bíblia, foi discutido pelos rabinos do Talmud e é explorado em detalhes no misticismo judaico, ou Cabala . Em hebraico, o termo Satanás é geralmente traduzido como "oponente" ou "adversário", e ele é frequentemente entendido como representando o impulso pecaminoso (em hebraico, yetzer hará ) ou, mais geralmente, as forças que impedem os seres humanos de se submeterem ao divino vai. Ele também é às vezes considerado um promotor ou acusador celestial, uma visão expressa no Livro de Jó , onde Satanás encoraja Deus a testar seu servo.
As fontes cabalísticas expandem a visão de Satanás consideravelmente, oferecendo um retrato rico e detalhado do reino demoníaco e das forças do mal no mundo, que devem ser repelidos em alguns casos com várias formas de magia, de amuletos a exorcismos.
Satanás na bíblia
A Bíblia contém várias referências a Satanás. A palavra aparece apenas duas vezes noTorá , ambas as vezes na história de Balaão , o vidente que é convidado pelo rei moabita Balaque a amaldiçoar os judeus. Quando Balaão vai com os emissários de Balak, Deus coloca um anjo em seu caminho “l'satan lo” - como um adversário para ele. O termo aparece em várias outras instâncias nos Profetas , muitas vezes em um contexto semelhante - referindo-se não a uma figura específica como Satanás, mas sim como um descritor para indivíduos que agem como um satanás, ou seja, como adversários.
Apenas duas vezes na Bíblia Hebraica Satanás aparece como uma figura específica, como HaSatan - o Satanás. Uma é uma breve referência no Livro de Zacarias , onde o sumo sacerdote é descrito como estando diante de um anjo divino enquanto Satanás está à sua direita para acusá-lo. O outro está no Livro de Jó, onde Satanás tem um papel central na história como um anjo na corte divina. De acordo com a narrativa bíblica, Satanás - aqui também comumente traduzido como o adversário - parece exortar Deus a criar dificuldades para seu servo justo Jó, argumentando que Jó é fiel apenas por causa de sua riqueza e boa fortuna. Leve-os embora, afirma Satanás, e Jó blasfemará. Deus permite que Satanás tire a riqueza de Jó, mate sua família e o aflija fisicamente, nada disso induz Jó a se rebelar contra Deus.
O Livro de Jó é às vezes citado para apoiar a afirmação de que a visão judaica de Satanás como um agente de Deus é diferente da visão cristã, que vê Satanás como uma força autônoma oposta a Deus. Na história, Satanás inflige sofrimento a um ser humano e procura induzi-lo a pecar - mas apenas com a permissão de Deus.
Satanás no Talmud
Satanás faz muitas aparições no Talmud. Uma longa passagem no tratado Sinédrio atribui a Satanás um papel central na história bíblica da prisão de Isaque. De acordo com o Rabino Yehoshua ben Levi, foi Satanás que fez com que o povo judeu se desesperasse com o retorno de Moisés do Monte Sinai, mostrando-lhes uma imagem do profeta em seu leito de morte. Um artigo no tratado Meguilá diz que Satanás dançando na festa do Rei Persa Assuero é o que levou ao assassinato da Rainha Vashti na história de Purim .
Em Tractate Bava Batra , Reish Lakish diz que Satanás, o ietzer hará e o Anjo da Morte são todos um. Maimônides , o filósofo judeu medieval, endossa essa posição em seu Guia para os Perplexos . A palavra Satan, escreve Maimônides, deriva da raiz hebraica para "afastar-se". Como a inclinação ao mal, a função de Satanás é desviar os seres humanos do caminho da verdade e da retidão. Maimônides parece não acreditar que Satanás realmente exista, mas sim que ele é um símbolo da inclinação para o pecado. Todo o Livro de Jó, ele escreve, é fictício, com a intenção apenas de elucidar certas verdades sobre a providência divina. E mesmo se for verdade, Maimônides continua, certamente a parte em que Deus e Satanás falam um com o outro é meramente uma parábola.
Satanás na Cabala e no Hasidismo
A tradição mística judaica tem muito a dizer sobre Satanás. Na verdade, os textos cabalísticos oferecem uma rica descrição não apenas de Satanás, mas de todo um reino do mal povoado por demônios e espíritos que existe paralelamente ao reino dos santos. Satanás é conhecido na Cabalá como Sama'el (traduzido em algumas fontes como o Grande Demônio), e o reino demoníaco geralmente como Sitra Achra - literalmente "o outro lado". A consorte de Sama'el (que também é mencionada na literatura judaica pré-cabalística) é Lilith , uma figura mítica na tradição judaica mais comumente conhecida como a rebelde primeira esposa de Adão.
As fontes cabalísticas retratam o demoníaco como um reino separado e de oposição em conflito com Deus. A Cabala até oferece explicações sobre as origens do reino demoníaco, o mais comum dos quais é que esse reino surge quando o atributo de Deus associado à feminilidade e julgamento é dissociado do atributo de Deus associado à graça e masculinidade, e se torna irrestrito. O mal, nesta leitura, resulta de um excesso de julgamento.
Muitas dessas idéias mais tarde encontrariam expressão nas crenças populares judaicas e nas obras dos mestres hassídicos . Rabino Yaakov Yosef de Poloniye, um dos principais discípulos do fundador do hassidismo, o Baal Shem Tov , escreveu em seu Toldos Yaakov Yosef que Deus acabaria matando o anjo da morte durante a era messiânica - uma crença que ecoa claramente a visão cristã de um confronto final entre Deus e Satanás no Fim dos Dias. Os contos folclóricos hassídicos estão repletos de descrições de forças demoníacas, entre elas uma famosa história em que o Baal Shem Tov defende um grupo de crianças de um lobisomem. Ainda hoje, alguns judeus hassídicos buscarão proteção contra tais forças na forma de amuletosou encantamentos. Algumas comunidades judaicas, particularmente naSefardita mundo, também premia amuletos como proteção contra espíritos malignos e mantém uma série de costumes e rituais destinados a manter esses espíritos à distância. Fontes judaicas que datam dos tempos bíblicos, incluindo fórmulas para exorcismos para libertar os possuídos por um espírito maligno, conhecido como dybbuk .
Concepções judaicas vs. cristãs de Satanás
No geral, Satanás ocupa um lugar muito mais proeminente na teologia cristã do que nas fontes rabínicas tradicionais. O livro do Apocalipse, no Novo Testamento, faz referência a uma “serpente antiga” - comumente entendida como a cobra que tentou Eva no Jardim do Éden - “que é o Diabo e Satanás”. Ele descreve um dragão real com sete cabeças e 10 chifres que fica em frente a uma mulher grávida prestes a dar à luz para devorar a criança - isto é, Jesus. O Apocalipse descreve ainda uma guerra no céu na qual Satanás é lançado à terra, onde ele passa a desviar o mundo. (No livro de Lucas, no Novo Testamento, Jesus diz que viu Satanás “cair como um raio do céu”.) De acordo com a profecia cristã, Satanás ficará preso por uma corrente por 1.000 anos após o retorno de Jesus.
Algumas dessas idéias cristãs ecoam na tradição judaica, mas algumas também apontam para diferenças fundamentais - mais notavelmente, talvez a idéia de que, pelo menos na Bíblia Hebraica, Satanás está, em última instância, subordinado a Deus, cumprindo seu propósito na terra. Ou que ele não é real, mas é apenas uma metáfora para impulsos pecaminosos.
A literatura cabalística e hassídica complicam essa visão, oferecendo um paralelo mais próximo à escatologia cristã. Ambas as tradições cabalística / hassídica e cristã descrevem as forças do sagrado e do demoníaco como travadas em uma luta que culminará na vitória final de Deus. De acordo com alguns estudiosos, isso nasce da considerável polinização cruzada entre o pensamento cristão e judaico na chamada "idade de ouro" da cultura judaica na Espanha durante a Idade Média, de onde muitos dos primeiros textos cabalísticos, incluindo o Zohar , emergiu.



Apoie o Coisas Judaicas
Obrigado por ajudar a tornar o Coisas Judaicas a principal fonte de notícias e opinião para a judeus e não judeus.  Ao contrário de outras mídias, não cobramos pelo conteúdo. Isso não mudará. Por sermos gratuitos, contamos com a publicidade para cobrir nossos custos. Essa tábua de salvação vital, que caiu nos últimos anos, caiu ainda mais devido ao coronavírus. Faça um Pix e nos ajude a sustentar o trabalho vital que fazemos na celebração e na defesa da vida e valores judaicos. 

Chave Pix 423558007-82

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não do Blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.Não publicamos comentários anônimos. Coloque teu URL que divulgamos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não do Blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.Não publicamos comentários anônimos. Coloque teu URL que divulgamos

Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !