Fierj emite nota de repúdio por fala antissemita de vereador de Araruama

magal53
0

Segundo Federação Israelita, o episódio onde Luiz do Táxi (PL) usa a palavra 'judeu' ao invés de 'ateu' demonstra o despreparo no exercício da política para falar sobre religiões
Fierj emite nota de repúdio por fala antissemita de vereador de Araruama

No dia 30 de junho, Luiz afirmou que "(...) aquele que não é temente a Deus, que é judeu, na hora da morte, na hora da dificuldade, pede a Deus para lhe ajudar" durante um discursoSabrina Sá (RC24h)
A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) emitiu uma nota de repúdio à fala antissemita do vereador de Araruama Luiz do Táxi (PL) durante sessão da Câmara Municipal. No dia 30 de junho, Luiz, que é líder de Governo, afirmou que "aquele que não crê em Deus, aquele que não é temente a Deus, que é judeu, na hora da morte, na hora da dificuldade, pede a Deus para lhe ajudar” durante um discurso para "enaltecer o trabalho da PM".

A coluna Política Costa do Sol, inclusive, já havia repercutido o episódio recentemente.

Uma semana depois, ele usou a tribuna para tentar se justificar. Aliás, ‘não para se retratar’, segundo ele, mas para esclarecer que ele se confundiu na hora de usar a palavra ateu e usou ‘judeu’ quando fazia um outro discurso.

"Não é para querer me justificar ao povo judeu de nossa cidade e nem me retratar, porque eles são meus amigos", disse, completando que tem um amigo judeu há 54 anos, o Toninho. O Toninho em questão é representante da comunidade judaica na região. Mas até para se referir à doutrina do amigo ele se errou de novo. "Ele (Toninho) representa a ‘religião judeu", disse.

Para a FIERJ, o episódio demonstra o despreparo no exercício da política para falar sobre religiões.

“A comunidade judaica, negros, população LGBTQIA+, ateus e minorias, encontram-se sob constantes ataques de intolerância por questões diversas. No entanto, é preciso dar um basta a isso e o exemplo deve partir das pessoas eleitas para representar o povo. É importante, como instituição que representa a comunidade judaica, vir a público e advertir sobre o tema. A política deve estar a serviço da pacificação social e não da intensificação das diferenças”, disse Alberto David Klein, Presidente da Federação, através de nota.
(Veja o vídeo no final da matéria).

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não do Blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.Não publicamos comentários anônimos. Coloque teu URL que divulgamos

Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)