Oração e escolhas

Oração e escolhas

magal53
0

Orar é um processo que se move em duas direções.


Oração e escolhas

Porção da Torá de Toldot Gênesis 25: 19-28: 9

Um dos maiores presentes que D'us deu à humanidade é o poder de escolha.

"E agora, Israel, o que Hashem seu D'us pede de você (ShoEl Meimach), senão temer Hashem seu D'us, caminhar em todos os Seus caminhos, amá-Lo e servir Hashem seu D'us, de todo o seu coração e com toda a sua alma . " (Deuteronômio 10:12)

O verbo "ASK (SHO-EL)" pressupõe a possibilidade de escolha.

Nas palavras dos sábios "Tudo está nas mãos do Céu, exceto o medo do Céu" (Meguilá 25a).

Compreender essa verdade nos permite compreender o mistério da Oração.

Como funciona a oração?

As palavras que declaramos são realmente capazes de fazer mudanças no plano celestial. D'us está esperando palavras de louvor ou de alguma forma precisa ser aplacado?

Obviamente não!

Então, o que a oração realmente alcança?

A oração não muda a mente de D'us, ela nos muda.

Lemos que o rei Ezequias é informado do decreto divino declarando que ele morreria. "Naqueles dias Ezequias ficou gravemente doente, quando Isaías, filho de Amoz, o profeta, veio até ele e disse-lhe: 'Assim disse Hashem: Dê ordens à sua família, porque você vai morrer e não viverá . . '"(2 Reis 20: 1)

Ele se vira para a parede em oração "E ele virou o rosto em direção à parede e orou a Hashem, dizendo: 'Por favor, ó Hashem, lembre-se agora, como eu caminhei diante de Você verdadeiramente e de todo o coração, e fiz o que é bom aos Seus olhos. . " (ibid 2-3)

Hashem então diz a Isaías o seguinte exatamente quando Isaías estava deixando a corte interna do Rei;

“Volte e diga a Ezequias, o governante do Meu povo, 'Assim disse D'us D'us de seu pai Davi:“ Eu ouvi sua oração; Eu vi suas lágrimas. Eis que vou te curar. No terceiro dia você deve subir para a casa de Hashem. E acrescentarei quinze anos à tua vida e te salvarei das mãos do rei da Assíria, salvarei a ti e a esta cidade, e protegerei esta cidade por amor a Mim e por amor de Meu servo Davi. ' "(ibid. 5-6).

O que Ezequias disse que D'us ainda não estava ciente e quais foram as palavras que trouxeram a mudança aparente?

Para entender completamente o processo de oração, podemos nos voltar para a porção desta semana da Torá do Toldot

“E Isaac suplicou (vaYeatar Yitzchak) a Hashem em frente a sua esposa porque ela era estéril, e Hashem aceitou sua oração (VaYeater lo Hashem), e Rebecca sua esposa concebeu. (Gênesis 25:21)

O que as palavras "Isaac implorou (vaYeatar Yitzchak)" nos ensinam?

midrash DVARIM RABA (2) revela que Rabi Yochanan descreve as dez palavras usadas para a oração no Tanach. Curiosamente, a palavra vaYeatar suplicado "não é uma delas.

Talvez então, essa palavra não descreva a oração em si, mas sim o processo e a paixão dessa oração.

Vemos seu uso em outros versos do Tanach

“Então, Faraó convocou Moisés e Arão e disse: 'Rogai (HaAtiru) a Hashem que remova as rãs de mim e de meu povo, e eu deixarei o povo sair para que eles possam sacrificar a Hashem'. "(Êxodo 8: 4)

Também no livro de Jó;

Ele implora a D'us (YeAtar) e o acalma, e ele vê Seu semblante em oração e retribui o homem [de acordo com] sua justiça. (Jó 33:27)

No livro de Samuel vemos de novo

E Davi construiu ali um altar a Hashem, e ele ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas. E Hashem foi suplicado (VaYeater) pela terra, e a praga foi afastada de Israel. ( Samuel II 24:25)

Além disso, vemos que a palavra envolve mais do que simplesmente orar, porque vemos que é um processo que se move em duas direções.

Ambas as palavras e “Isaac orou (vaYeatar Yitzchak)” e as palavras Hashem aceitou sua oração (VaYeater lo Hashem) estão enraizadas na mesma palavra. Por que a oração e a aceitação da oração usam a mesma formação de palavras?

Nossos sábios conectam a palavra “VaYeatar” à palavra VaYachtor (para cavar). Isso quer dizer que é um tipo de oração que cria um túnel. O Netivot Hashalom explica que há momentos em que uma parede de aço sai entre nós e D'us e nossas orações parecem órfãs. Nesses momentos, é necessário cavar mais fundo e criar um canal ao redor e sob a parede. A resposta de D'us vem através do mesmo vaso.

Quando a oração se torna uma escavação árdua, intensa e difícil através dos obstáculos espalhados por nossa alma e psique, então testemunhamos que o esforço é espelhado por D'us;

"E Isaac orou (vaYeatar Yitzchak) a Hashem em frente a sua esposa porque ela era estéril, e Hashem aceitou sua oração (VaYeater lo Hashem), e Rebeca, sua esposa, concebeu . (Gênesis 25:21).

Existe outro nível mais profundo também.

Nossos Sábios também apontam para o fato de que a palavra hebraica para suplicar / orar (VaYeatar) também está relacionada à palavra para forcado "Rabino Elazar escreve que as orações dos justos são como a pá de joeirar (ETER) que vira o feno de de um lado para o outro (Sukka 14a). Assim como o winnower vira os feixes de grãos de uma posição para outra, a oração sincera muda a direção do plano de D'us.

Hashem tem um plano e um destino para todas as Suas criações. Esse plano pode se mover através do atributo da Justiça Divina ou pode ser transversal através do atributo da Compaixão. O modo como esse plano se desenvolverá depende do tipo de recipiente em que nos tornamos. Ele agirá com a mão esquerda da justiça ou com a mão direita da compaixão que abraça

No final, tudo depende do tipo de recipiente em que nos tornamos. A palavra “Veyatar” nos lembra de como todas as formas de oração nos mudam.

Podemos escolher nos tornar um vaso onde o plano de Hashem para nós possa fluir com e através de Hessed / Compaixão ao invés do oposto. A decisão de mudar está em nossas mãos.

Fomos presenteados com essa escolha. A escolha de decidir em qual caminho nosso destino irá evoluir.

O pensamento mais poderoso nessa verdade do Livre Arbítrio divinamente dotado é o quanto Hashem acredita em nós. Hashem simplesmente “sabe” que Suas criações viriam a perceber que a escolha está em suas mãos. Eventualmente, essa escolha certa ocorrerá.

LeRefuat Yehudit morcego Golda Yocheved


Rabino Moshe Kempinski , autor de "The Teacher and the Preacher", é o editor do jornal semanal de e-mail Jerusalem Insights e co-proprietário da Shorashim, uma loja bíblica e centro de aprendizagem na Cidade Velha de Jerusalém.


Comece o dia com as notícias selecionadas  Clique e assine.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Coisas Judaicas se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e amigos. Você pode apoiar o Coisas Judaicas via PayPal ou na Vaquinha virtual . 
Veja como: 

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não do Blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.Não publicamos comentários anônimos. Coloque teu URL que divulgamos

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não do Blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.Não publicamos comentários anônimos. Coloque teu URL que divulgamos

Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !