Esse conceito remonta ao Talmud, onde lemos que o rabino Chanina vestiria suas roupas especiais na véspera do Shabat e declarava: "Venha, e sairemos para cumprimentar a rainha do Shabat".

Outro sábio, rabino Yannai , vestia sua roupa na véspera do Shabat e dizia: “Entre, ó noiva. Entra, ó noiva.”1

Então, o que é o Shabat: uma noiva ou uma rainha? E quem é o marido dela?

1. Casado com Israel

Rabino Shmuel Eidels, conhecido como Maharsha (1555-1631), explica que isso se baseia no ensino midrashico2 de que, quando D'us criou o mundo, o Shabat implorou a D'us, dizendo: “Todo mundo tem companheiro [por exemplo, domingo tem segunda-feira] como parceiro, terça-feira tem quarta-feira etc.], mas eu não tenho ninguém! “D'us respondeu:” A comunidade de Israel será sua companheira.”

Anos depois, quando Israel estava no Sinai, D'us disse: “Lembre-se de que eu disse ao Shabat que a comunidade de Israel é sua companheira. Este é o significado do versículo: "" Lembre-se do Shabat e o santifique.3 "A palavra hebraica" mantenha-o sagrado" também denota casamento. Assim, é como se D'us estivesse dizendo:

"Lembre-se da minha promessa ao Shabat, e certifiue-se de casar com ela. "

Ele explica ainda que o momento deste casamento é quando o sol se põe na sexta-feira à tarde. Visto que a nação judaica é considerada "filhos da realeza4 o Shabat é chamado de rainha, pois ela é a noiva de um rei.5

2. Noiva de D’us

O versículo em Bereshit afirma: “E terminou D'us no sétimo dia a obra que fez e cessou no sétimo dia toda a obra que fez.”6 O Midrash ressalta que esse versículo parece se contradizer. D'us terminou Seu trabalho no sétimo dia, ou ele já estava em repouso, tendo terminado Seu trabalho antes do início do sétimo dia?

O Midrash explica que o Shabat, o dia de descanso, foi a própria criação do sétimo dia. Nas palavras do Midrash: “Isso é comparável a um rei que preparou o ambiente de um casamento, mas estava faltando a noiva. Da mesma forma, faltava ao mundo o Shabat.”7

Uma explicação para esse Midrash é que o objetivo de celebrar o Shabat é sempre lembrar que D'us, o Rei, é o Criador do mundo. Ele criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Lembramos que D'us é o Criador através da celebração do Shabat.

3. Nós nos tornamos a noiva

O Rabino Yehuda Loewe, conhecido como Maharal de Praga (1525–1609), explica que os três termos “Shabat”, “noiva” e “rainha” representam três maneiras diferentes pelas quais honramos o Shabat:

  • Descansamos do trabalho. A palavra Shabat significa "descanso".
  • Com roupas especiais, como uma noiva se arruma para o casamento.
  • Com indulgência em delícias especiais e atividades prazerosas, assim como a realeza.8

De acordo com essa explicação, parece que nós mesmos nos tornamos a noiva no Shabat.

4. A Rainha Cabalística

Os Cabalistas explicam que os sete dias da semana correspondem aos sete atributos de D'us: Chessed (Bondade), Guevura (Severidade), Tiferet (Harmonia), Netzach (Perseverança), Hod (Humildade), Yesod (Fundação) e Malchut. (Realeza).

Assim, o Shabat corresponde ao atributo final: Realeza.

Assim como usamos os seis dias da semana para nos preparar para o Shabat, Malchut recebe sua energia das seis sefirot anteriores.

Pense na realeza por um momento. É verdade que eles são receptores, tendo recebido seu mandato de governar (e sua riqueza) de seus súditos. Mas eles também devem dar - liderando, guiando e inspirando sua nação.

O mesmo pode ser dito para o Shabat. Passamos seis dias nos preparando para o Shabat, mas ele nos dá a vitalidade para sobreviver e prosperar durante a próxima semana.

O atributo de malchut também é conhecido como Shechiná, o aspecto feminino de D'us, o que pode explicar por que o Shabat é uma rainha e não um rei.9

Nossos sábios nos dizem que, se todos mantivermos um único Shabat, mereceremos a redenção suprema, uma era que é chamada de Shabat eterno.

Que seja rapidamente em nossos dias!