Hot Widget

Type Here to Get Search Results !

As origens misteriosas do Zohar


As origens misteriosas do Zohar

 
Os ensinamentos místicos judaicos sempre foram parte integral da Lei Oral e foram transmitidos por Moshê a Yehoshua, e através da era dos Profetas e dos Homens da Grande Assembleia, até a época dos redatores do Talmud. O Chumash, Cinco Livros de Moshê, e os Profetas descrevem inúmeras visões e experiências místicas, mas não as explicam ou os métodos usados para alcançá-las.

Os métodos de realização de profecias foram expostos em uma tradição oral

Não há dúvida de que a explicação e os métodos de realização da profecia foram expostos em uma tradição oral, assim como o resto da Torá. No entanto, por causa de sua natureza esotérica, esses ensinamentos místicos não foram publicados junto com o restante da Lei Oral. [Embora de acordo com Shem HaGuedolim, eles podem ter sido parte das 600 ordens de ensinamentos Mishnaicos antes de sua redação pelo Rabino Yehuda HaNassi.]

Além disso, o estudo dos textos esotéricos era restrito àqueles que eram considerados dignos de seu conhecimento, conforme está escrito: "Não se pode expor ... a Obra da Criação a mais de um aluno [de cada vez]; a Obra da Carruagem nem mesmo a um aluno - a menos que ele seja sábio e possa entender essas questões por si mesmo. "(Mishná Chagiga 2: 1). A Guemara explica," Rabi Chiya ensinou, '[Não se pode expor a Obra da Carruagem a nenhum estudante], mas pode-se dar a ele os' títulos dos capítulos '[isto é os fundamentos, sem uma explicação longa]. Rabino Zeira acrescentou: 'E então apenas para o Chefe de uma Corte Rabínica, ou para aqueles que são devidamente cautelosos'. Alguns sustentam que Rabino Zeira disse, 'E então apenas para o Chefe de uma Corte Rabínica, e somente se ele for devidamente cauteloso.' "A Guemara então lista várias outras condições e limitações relacionadas à transmissão dessa sabedoria esotérica. (Chaguiga 13a)1

A questão da autoria do Zohar interessou tanto a estudiosos de yeshivot quanto a acadêmicos seculares. Aqueles que acreditam, de acordo com a tradição judaica, que o Zohar é de fato um documento autêntico dos ensinamentos de Rabi Shimon bar Yochai (Rashbi), geralmente concordam que parte, mas não todo, do Zohar foi escrito por Rashbi. As seções do Zohar que são do próprio Rabi Shimon são descritas como "a Primeira Mishná", aparentemente escrita enquanto estava escondido em uma caverna para se proteger das autoridades romanas que queriam executá-lo por declarações depreciativas que ele havia feito contra elas. (Sobre a Primeira Mishná, veja Chabura Kadmaa mencionada no Zohar III, pág. 219a. Veja também Zohar II, 123b; vol. III, 296b; Shabat 33b).

O restante do Zohar, como o Talmud, foi produto de gerações de mestres e seus discípulos. Fontes antigas afirmam que a composição do Zohar se estendeu ao longo do período de Rashbi, seus discípulos e os discípulos deles2 que registraram muitos dos ensinamentos transmitidos oralmente por Rabi Shimon para seus companheiros e discípulos próximos. Assim, sua autoria se estendeu por várias gerações. Esta visão é substanciada pelo próprio Zohar, conforme declarado em Idra Zuta. (Zohar III pág. 287b).

[Rabino Shimon bar Yochai disse:] "Os assuntos sagrados que não revelei até agora, desejo revelar na presença da Shechiná, para que ninguém diga que deixei o mundo sem cumprir minha tarefa e que escondi [estes segredos] em meu coração até agora para que eles venham comigo ao Mundo Vindouro. Eu os apresentarei a você; Rabi Abba escreverá, e Rabi Elazar, meu filho, os revisará, e o círculo de discípulos restante devem sussurrá-los em seus corações."

Os textos escritos originais... foram revelados somente no século 13...

Uma parte do Zohar foi, portanto, claramente escrita por Rabi Abba, que veio da Babilônia, a mando de seu mestre, Rabi Shimon bar Yochai. Os textos originais escritos que compõem o Zohar foram ocultados por muitos séculos, embora sua forma atual, seguindo a ordem das porções semanais da Torá, seja de uma data muito posterior, muito provavelmente do período dos Gueonim, e existem algumas interpolações destes editores posteriores.3 (Isso explica por que nomes de sábios que viveram várias gerações depois de Rashbi também aparecem no Zohar).

Eles foram revelados apenas no século Treze e foram publicados por um dos principais cabalistas que viviam na Espanha, Rabi Moshe de Leon. Alguns acreditavam que o Ramban (Rabi Moshe ben Nachman c. 4955-5030 [1194-1270 EC]), ele mesmo um Cabalista de renome, os havia enviado de Israel de navio para seu filho na Catalunha, mas o navio foi desviado e os textos acabaram nas mãos do Rabino Moshe de Leon. (Shem HaGedolim, Chida Sefarim, Zayin, 8) Outros explicaram que esses manuscritos ficaram escondidos em um cofre por mil anos e foram descobertos por um rei árabe que os enviou a Toledo para serem decifrados.

Alguns sustentaram que os conquistadores espanhóis haviam descoberto os manuscritos do Zohar, entre muitos outros, em uma academia em Heidelberg. (Shem HaGuedolim, ibid.) Outras explicações também foram oferecidas. Como exatamente o Zohar chegou à posse do Rabino Moshe de Leon, portanto, não está claro.

O Rabino Moshe de Leon começou a disseminar o texto do Zohar por volta do início do ano 1300. A opinião acadêmica predominante (embora haja alguns dissidentes notáveis) é que o próprio Moshe de Leon escreveu o Zohar. Essas afirmações são baseadas no testemunho do Rabino Yitzchak de Acco, em uma análise dos nomes de lugares mencionados no Zohar, em argumentos linguísticos, no uso de terminologia que apareceu pela primeira vez nos tempos medievais, e assim por diante. Embora uma análise abrangente de todos esses argumentos esteja além do escopo deste ensaio, alguns deles serão examinados de perto.

O testemunho de Yitzchak de Acco

O registro mais antigo de uma investigação sistemática sobre a autoria do Zohar veio das próprias fileiras dos Cabalistas. Rabino Yitzchak de Acco 5010-5100 (1250-1340 EC), um discípulo de Ramban (após este último se estabelecer na Terra Santa) e um cabalista talentoso, decidiu examinar a questão por si mesmo, dada a importância dos textos e a gravidade dos rumores em torno de sua autoria.

Rabino Moshe de Leon... jurou sob juramento que estava de posse do manuscrito...

Todo o relato foi registrado no Divrei HaYamim do Rabino Yitzchak, mas infelizmente nenhum manuscrito conhecido deste texto ainda existe. No entanto, a maioria de seu relato foi publicada no Sefer HaYuchasin (edição Phillipovski, Londres e Edimburgo 1857) pelo Rabino Avraham Zacuto (5185-c. 5275/1425-c. 1515 dC), embora as conclusões a que o Rabino Yitzchak chegou não foram registradas. Uma paráfrase do relato a seguir:

O Rabino Yitzchak viajou para a Espanha e conheceu o Rabino Moshe de Leon em Vallidolid. Este último jurou sob juramento que estava de posse do manuscrito escrito pelo Rabino Shimon. Ele afirmou que o manuscrito estava em sua cidade natal, Ávila, e que ele ficaria feliz em mostrá-lo ao Rabino Yitzchak lá. Eles se separaram e, no caminho de volta para casa, o Rabino Moshe adoeceu em Arevalo e morreu lá. O Rabino Yitzchak ficou extremamente chateado com essa reviravolta, mas decidiu, mesmo assim, seguir para Ávila. Lá ele encontrou um certo David di PanCorbo que revelou a ele que ele havia esclarecido sem qualquer dúvida que uma obra chamada Zohar nunca tinha chegado a estar em posse do Rabino Moshe, nem existia tal obra.

Rabino Moshe tinha conhecimento do Santo Nome pelo qual a escrita é produzida

Em vez disso, Rabino Moshe tinha conhecimento do Santo Nome pelo qual a escrita é produzida, e foi assim que ele escreveu o livro. Ele disse ao Rabino Yitzchak que o Rabino Moshe havia escrito o Zohar e o imputado ao Rabino Shimon bar Yochai a fim de extrair grandes somas de dinheiro dos ricos para cópias do manuscrito. Quando soube do falecimento de Rabi Moshe, ele pediu a um certo homem muito rico, Yosef di Avila, que pedisse a sua esposa que tentasse adquirir o manuscrito da viúva de Rabi Moshe em troca de seu filho se casar com sua filha e uma promessa de apoiá-la para o resto de sua vida.

De acordo com David, a mãe e a filha juraram que o Rabino Moshe nunca possuíra tal obra. Em vez disso, ele o escreveu "de sua cabeça, de seu coração, de seu conhecimento e intelecto". Quando a própria Sra. De Leon questionou Rabi Moshe sobre por que ele afirmava estar copiando um manuscrito (pois seria melhor se dissesse que ele próprio o havia escrito), ele respondeu que se revelasse esse fato ninguém ficaria interessado em comprá-lo dele! Mas se ele alegasse que eram escritos do Rabino Shimon bar Yochai, eles os comprariam por um preço alto.

O Rabino Yitzchak ficou surpreso com essas palavras e achou difícil de acreditar. Ele viajou para Talavera, onde encontrou um grande sábio chamado Rabi Yosef HaLevi, filho do Rabino Todros (Abulafia), o cabalista. Ao fazer perguntas a este último, foi dito que sem dúvida o Rabino Moshe tinha em sua posse a obra chamada Zohar escrita pelo Rabino Shimon bar Yochai, e ele faria cópias dela e as distribuiria a quem quisesse [note que nada sobre dinheiro foi mencionado aqui - Ed.]. O Rabino Yosef então declarou que ele mesmo havia colocado o Rabino Moshe à prova. Muito tempo depois de Rabi Moshe ter dado a ele uma cópia de muitas páginas do Zohar, Rabi Yosef escondeu algumas páginas e afirmou que as havia perdido, e pediu a Rabino Moshe outra cópia dessas páginas. O Rabino Moshe pediu para ver as páginas anteriores e posteriores às seções perdidas e, alguns dias depois, ele forneceu ao Rabino Yosef uma cópia exata das páginas perdidas.

O discípulo principal do Rabino Moshe ... chamou o céu e a terra para testemunhar que o Zohar foi escrito pelo Rabino Shimon bar Yochai...

Rabi Yitzchak decidiu continuar suas investigações e viajou para Tolitula, onde lhe disseram que o principal discípulo do Rabino Moshe, um certo Rabino Yaakov, chamou o céu e a terra para testemunhar que o Zohar foi escrito pelo Rabino Shimon bar Yochai...

Infelizmente, o relato no Sefer HaYuchasin termina aqui, uma vez que o Rabino Avraham Zacuto não encontrou o restante do texto original.

Conclusão

No entanto, algumas conclusões emergem do relato acima. Aparentemente, havia um texto do qual o rabino Moshe fez cópias, como fica claro no teste administrado pelo rabino Yosef HaLevi, filho do rabino Todros Abulafia. Isso claramente contradiz o testemunho da esposa e filha de Rabi Moshe e torna seu testemunho não confiável. Quem pode ter sido o autor do texto, no entanto, não está claro a partir deste relato, embora de suas palavras finais, "o Zohar que foi escrito pelo Rabino Shimon bar Yochai ...", há evidências de que o próprio Rabino Isaac de Acco aceitou que o Zohar foi escrito por Rashbi e seus discípulos.

NOTAS
1.

Adaptado da introdução ao Zohar, uma nova tradução do Rabino Moshe Miller.

2.

R. Abraham Zaccuti, Sefer Yuchassin, ed. Philipowski, s.v. R. Shimon ben Yochai, pág. 45a; citado por Rabino Abraham Azulai, ad loc. cit.; veja também Rabino Yechiel Heilperin, Seder Hadorot, s.v. Rabino Shimon ben Yochai.

3.

Rabino Abraham Galanti (discípulo de R. Moshe Cordovero, comentário ao Zohar I, 168a emOhr Hachamah, Bereshit, p. 159b. Nota R. Shalom Buzaglio, Mikdash Melech no Zohar III, 247a, s.v. vedibura kadma'ah. Cf. também Rabino Abraham ben Rabino Eliyahu, Rav Pe'alim, s.v. Zohar; e Rabino David Luria, Kadmut Sefer HaZohar, sect. III and IV.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad

Ads Section